domingo, 31 de outubro de 2010

Mentiras

men.ti.ra substantivo feminino 1 afirmação de algo não verdadeiro para enganar ou iludir alguém. Antônimo de verdade

Tirada do dicionário HOUAISS, essa é a definição de que eu preciso. Uma perguntinha: por que as pessoas mentem? Existem várias hipoteses: o mentiroso ou mentirosa pode estar carente e precisa desesperadamente de atenção,  ou a pessoa tem inveja de vc, ou ela eh retardada mesmo, ou quer viver no mundo q ela msm inventa, um mundo de mentiras, mas perfeito p/ ela.

O que faz o mentiroso escolher o alvo? Raiva? Inveja? Geralmente o alvo é mais bonito, mais inteligente, mais legal ou tem mais amigos. Então a pessoa se sente ameaçada e quer chamar atenção para o alvo de alguma forma ruim, msm q ele não queira aparecer.

O mentiroso fica desesperado, e precisa chamar atenção de alguma forma. Ele, ou ela, precisa urgentemente de algum tipo de apoio, de algum tipo de valorização ou consideração.

Aí, o mentiroso ou mentirosa espalha a sua preciosidade para muitas pessoas. Alguns são ingenuos a ponto de acreditar, ou nao conhecem suficientemente as duas pessoas envolvidas para ter o devido dicernimento para saber quem esta falando a verdade.

Mas o alvo nesse meio tempo, tambem conta o que está acontecendo para os amigos, porque ele ou ela nao vai se esconder, tem q jogar limpo, esclarecer tudo, para garantir q todos saibam exatamente o que aconteceu se algum dia ocorrer alguma coisa mais seria. É simplesmente combater a mentira falando a verdade.

O "alvo" se fortalesce, então, porque percebe que tem muita gente o apoiando. Ele percebe que os amigos de verdade confiam nele, apoiam e tentam melhorar o astral. Percebe que nao tem como ter duvidas dessas amizades, que sao amizades fortes. O alvo percebe que eh amado pelos amigos e nada mais importa. O alvo deixa a historia pra la.

Enquanto isso o mentiroso se descontrola, fala coisas sem sentido para os poucos que aguentam ouvir. Deve ser excruciante ouvir alguém assim. Nessa hora, o mentiroso fica agoniado alimentando sentimenos ruins e uma falsa esperança de que ele vai se dar bem nessa historia. Mas ele mirou e em vez de atingir o alvo, atingiu a si msm e deu um presente ao alvo: a certeza de verdadeiras amizades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário