sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Primeiro passo

Outra cronica. Essa ficou profunda.

Primeiro passo
         Último dia de aula. Na verdade não teve aula. Todos choravam, escreviam recados e conversavam. Até os professores.
         A partir daquele dia, cada aluno seguiria um caminho diferente. Os testes e provas escolares já não os preocupariam mais. Agora os vestibulares e as noites de estudo seriam parte de suas vidas. Agora todos aqueles amigos não se veriam sempre no estresse de segunda-feira e não estariam sempre juntos de terça a sexta.
         Cada um teria que se dedicar ao máximo, porque todos sabiam que o tão temido futuro estava próximo e aquele era o momento que eles teriam para escolher uma carreira.
         Todos que olhassem para aquela sala de aula veriam adolescentes se abraçando, lembrando de histórias que viveram juntos. Talvez um adulto ache que só agora eles conheceriam a realidade, mas até ali, tudo tinha sido real.
         Todas as provas e os medos dos seus resultado. Todas as idas, em bandos, das garotas ao banheiro e a tentativa dos garotos de entender esse comportamento. Todas as festas, idas ao shopping e ao cinema. Todos os sentimentos, todas as alegrias, todas as tristezas. Todos os desentendimentos entre amigos. Todos os ciúmes bobos do casais. Tudo isso foi real.
         A realidade mudaria o tema agora, mas aqueles amigos jamais se esqueceriam. Sempre teriam os sábados à noite entre as semanas agitadas da faculdade. Sempre existiriam os domingos ensolarados de praia, para todos irem juntos. É verdade, depois, os problemas seriam maiores, a vida continua, mas as pessoas que marcam a vida de cada um sempre farão parte dela.
         O sinal do último tempo tocou. A sala ficou silenciosa e paralisada, enquanto o resto da escola gritava e pulava. Então toda a turma junta desceu as escadas e deu as mãos. Todos deram um passo para fora da escola, um passo para o futuro, o futuro que teoricamente os separaria. Mas eles estavam de mãos dadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário